Fotografias Eduardo Moody - Portfólio
Portfólio / Exposições
10-11-2006

A FOTOGRAFIA NA BAHIA

Ontem me senti lisonjeado em fazer parte do bonito projeto do fotógrafo Aristides Alves, que deu a luz ontem, no Museu de Arte Moderna da Bahia, com o lançamento do livro e exposição "A Fotografia na Bahia - 1839-2006". O projeto contempla a história da fotografia no estado com imagens primorosas dos artistas que se dedicaram a registrar a nossa terra - Bahia. Abaixo a minha imagem selecionada, exposta, publicada e, agora, parte da história!

Abaixo vai um poético, lindo e pequeno texto de uma amiga chamada Núbia Rodrigues, professora, doutora, antropóloga, escritora, capãozeira..., que se não foi inspiardo nesta obra "Altas Ondas", traduz muito de mim, das imagens e do trabalho do fotógrafo.

Sobreondas 

Ao ouvir o diafragma a água pára suas gotas minúsculas, faz graça e atrai o olhar maiúsculo da câmera. O fotógrafo pirraça; ela espera paciente. Na hora exata, o músculo preciso do braço diagrama três quatro poses. Pela íris irradiam pequeninas ondulações macias como caracóis, transparentes como cristais lapidados pelo tempo. Não importa se são altas baixas claras nebulosas se escuras ou espumosas; quando a preamar avança, a água escorre sombreada e deixa um traço; lambe as bordas, embaraça a areia em seu abraço. E então o vento aumenta, depõe as ondas laceradas em borbulhas granulosas. Mas o artista é experiente; atende calmo persistente às veleidades da maré. O movimento é rápido; ele esculpe com seus dedos sucessivas impressões. A água aquiesce e espraia vaidosa seus segredos. Revelada pela câmara escura, num dia de céu radioso, a fotografia é uma promessa... e talvez o tempo não mude o semblante da gente ante às imagens que nos fazem emudecer.

09-10-2006

III MOSTRA DE ARTE E CULTURA SURF